Últimos assuntos
Ana Patrícia Fernandes
3 participantes
Página 1 de 1
Ana Patrícia Fernandes
a) Você já tomou contato com as teorias, os conceitos e mesmo a legislação que trata do caráter complementar e suplementar da educação? Você já esteve ou conhece o que é uma sala de recursos multifuncionais e suas finalidades?
Sim, as Salas de Recursos Multifuncionais são constituídas de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade, assistivo e equipamentos específicos para o Atendimento Educacional Especializado. São espaços localizados nas escolas de educação básica onde se realiza este tipo de atendimento.
Sim, as Salas de Recursos Multifuncionais são constituídas de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade, assistivo e equipamentos específicos para o Atendimento Educacional Especializado. São espaços localizados nas escolas de educação básica onde se realiza este tipo de atendimento.
anapatricia- Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/07/2015
IVONE DE MELO SCHMIDT
a. Você conhece uma sala de recursos? Os materiais que a compõem, a dinamicidade que distingue seu funcionamento, bem como às características teórico – conceituais que amparam essa proposta de suplementação educacional? Discorra apresentando sua experiência ou seu ponto de vista quanto à relevância desta possibilidade educacional na ampliação de meios que favoreçam o processo de aprendizagem das pessoas com deficiências, transtornos, altas habilidades e superdotação.
A criação das Salas de Recursos Multifuncionais é, sem dúvida um grande marco na história da inclusão, mesmo sabendo que não garantam, totalmente, esta postura do “incluir” os que se apresentam com necessidades especiais mais específicas. Porém foi um grande avanço da Educação para com os indivíduos que possuem os mesmos direitos que um outro, que não necessite de um atendimento mais especializado. Esses
espaços foram criados dentro das escolas regulares, que visam a dar todo um suporte ao tema em questão, a inclusão. Segundo o texto lido e, a experiência que possuímos, nestas salas são desenvolvidas propostas de atendimentos que garantam aos alunos a oportunidade de desenvolverem as habilidades necessárias para ultrapassarem as barreiras impostas pela deficiência. Para isso, são disponibilizados alguns recursos e equipamentos que possam auxiliar o professor a propor atividades que estimulem e favorecem o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem entre outros, visando ao fortalecimento da autonomia dos alunos para decidir, opinar, escolher e tomar iniciativas, a partir de suas necessidades, motivações e propiciando as diferenças e a não discriminação.
A criação das Salas de Recursos Multifuncionais é, sem dúvida um grande marco na história da inclusão, mesmo sabendo que não garantam, totalmente, esta postura do “incluir” os que se apresentam com necessidades especiais mais específicas. Porém foi um grande avanço da Educação para com os indivíduos que possuem os mesmos direitos que um outro, que não necessite de um atendimento mais especializado. Esses
espaços foram criados dentro das escolas regulares, que visam a dar todo um suporte ao tema em questão, a inclusão. Segundo o texto lido e, a experiência que possuímos, nestas salas são desenvolvidas propostas de atendimentos que garantam aos alunos a oportunidade de desenvolverem as habilidades necessárias para ultrapassarem as barreiras impostas pela deficiência. Para isso, são disponibilizados alguns recursos e equipamentos que possam auxiliar o professor a propor atividades que estimulem e favorecem o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem entre outros, visando ao fortalecimento da autonomia dos alunos para decidir, opinar, escolher e tomar iniciativas, a partir de suas necessidades, motivações e propiciando as diferenças e a não discriminação.
ivoneschmidt- Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/06/2015
Idade : 50
Re: Ana Patrícia Fernandes
a) Você já tomou contato com as teorias, os conceitos e mesmo a legislação que trata do caráter complementar e suplementar da educação? Você já esteve ou conhece o que é uma sala de recursos multifuncionais e suas finalidades?
Sim, conheço e trabalho em sala de recursos, ela é equipada por mobiliários adaptados as necessidades das crianças e recursos pedagógicos acessíveis a cada realidade , onde é feito um plano pedagógico especifico para cada aluno, para facilitar sua autonomia escolar, aprendizagens e auto estima.
Sim, conheço e trabalho em sala de recursos, ela é equipada por mobiliários adaptados as necessidades das crianças e recursos pedagógicos acessíveis a cada realidade , onde é feito um plano pedagógico especifico para cada aluno, para facilitar sua autonomia escolar, aprendizagens e auto estima.
katiac- Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/06/2015
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Dez 14, 2015 8:07 am por katiac
» Ana Patrícia Fernandes
Qua Out 28, 2015 8:38 am por anapatricia
» Ana Patrícia Fernandes
Qua Out 28, 2015 8:32 am por anapatricia
» Responda as questões abaixo.
Sex Set 25, 2015 11:08 am por luciana.ribeiro
» ATIVIDADE DO MODULO II
Ter Set 15, 2015 10:47 am por jilvana